Serviços

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR-09
Este Programa visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR-07
Tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis a saúde dos trabalhadores. Documentado através do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), o programa estabelece a obrigatoriedade da realização dos exames médicos ocupacionais ao trabalhador.

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional
É o documento expedido pelo Médico do Trabalho, após realização do PPRA e do PCMSO, que certifica as condições de saúde do trabalhador, após terem sido realizados todos os exames médicos ocupacionais necessários, conforme os termos da NR 7, da Portaria 3214/78 da CLT.
Tipos de exames ocupacionais: Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e Demissional.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Trata-se do documento legal exigido pelo INSS onde possui um registro do histórico laboral do funcionário, utilizado para a concessão de aposentadoria especial. Em vigor desde 01/01/2004, conforme determina o artigo 148 da Instrução Normativa do INSS – IN 84 de 23/12/2002, alterada recentemente pelo INSS – IN 45 de 06/08/2010. 

LTCAT (Laudo Técnico de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) NR-15
De acordo com art. 58 e seus §§, da Lei nº 8.213, de 24/07/91, com alterações introduzidas pela Lei nº 9.528, de 10/12/97, DOU de 11/12/97, as empresas estão obrigadas a manter LTCAT, elaborado pelo médico do trabalho ou engenheiro de segurança e medicina do trabalho, que servirá para comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos para fins de aposentadoria especial. O LTCAT contempla informações conclusivas sobre os aspectos e as condições no ambiente de trabalho, referente à análise da exposição de trabalhadores aos agentes insalubres.

PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) NR-18
É obrigatório a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos e as exigências contidas na Norma regulamentadora n°18 (NR18. 3) através da antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil.

LAUDO ERGONOMICO / ANALISE ERGONÔMICA
É elaborado por profissionais especializados na área da ergonomia.
O laudo ergonômico tem por objetivo cumprir a legislação, em especial a NR 17, que exige que todas as empresas possuam estudo ergonômico. O laudo faz a mensuração do risco ergonômico envolvido em cada atividade desenvolvida no trabalho e sugere melhorias.

PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas Similares) NR-12
O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e seqüencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.
O PPRPS deve ser aplicado nos estabelecimentos que possuem prensas e/ou equipamentos similares, norteando que nenhum trabalhador deve executar as suas atividades expondo-se às zonas de risco desprotegidas.

TREINAMENTOS
NR 01 – Integração para novos colaboradores (Ordem de Serviço);
NR 05 – Formação para membros da CIPA e designados;
NR 06 – Utilização e Conservação de EPI;
NR 10 – Segurança em Instalação e Serviços em eletricidade (Formação e Reciclagem);
NR 11 – Instruções de Segurança na Operação de empilhadeira Operador Ponte Rolante e Talhas elétricas, Armazenagem e manuseio de materiais;
NR 12 – Instruções de Segurança na Operação de Máquinas e equipamentos;
NR 17 – Ginástica Laboral
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção;
NR 23 – Prevenção de Combate a Incêndio e Brigada de Incêndio;
NR 33 – Treinamento em espaço confinado (Supervisor, vigia e autorizado para entrada);
NR 35 – Trabalho em altura
NR 36 – Integração de segurança em empresas de abate e procedimento de carnes e derivados;
- Direção defensiva e prevenção de acidentes com animais peçonhentos

PALESTRAS EDUCATIVAS
- Álcool e outras drogas
- Tabagismo
- DST/AIDS
- Motivacional
- Higiene pessoal
- Práticas de segurança empresarial/domesticas
- Prevenção de acidentes 

TERCEIRIZAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS DE MEDICINA OU SEGURANÇA DO TRABALHO